quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Vantagens/Pontos Positivos dos Jogos Online

Os jogos online não têm só desvantagens. Têm também muitas vantagens.
Uma delas é a troca de informação e conhecimento gerado entre os vários jogadores. Este aumento de conhecimentos tanto pode ser durante o jogo como fora do jogo (offgame) através de fóruns e das comunidades específicas que cada jogo cria à sua volta. Geralmente estas comunidades têm diferentes formas de falar, interagir e diferentes valores e capacidades para resolver problemas característicos do jogo (Gomes, 2008).
Pereira (2007), defende que nas comunidades de jogadores, a aprendizagem resulta do divertimento de jogar. Neste sentido, os jogadores tomam esta aprendizagem adquirida ao longo do jogo como algo normal, diferente do que ocorre em ambiente escolar sendo este imposto (Gomes, 2008).
Através dos jogos online os jogadores adquirem também conhecimentos de uma outra língua, sendo na maior parte das vezes a língua inglesa, aprendendo novo vocabulário complexo e o contexto de utilização do vocabulário (Pelleteier, 2009).
Muitos utilizadores de jogos online afirmam desenvolver capacidades tais como capacidade de decisão, agilidade mental, reflexos, capacidade de atenção e imaginação. A utilização destes jogos ajuda a melhorar a sua alfabetização e o raciocínio matemático, bem como habilidades que combinam a destreza física com a resolução de problemas (Oliveira, 2008).

Sem comentários:

Enviar um comentário