quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Desvantagens/Pontos Negativos dos Jogos Online

Todos ouvimos falar que a utilização dos jogos online podem ter muitas desvatagens/pontos negativos , o que nos preocupa relativamente ao nossos familiares que os utilizam como irmãos, sobrinhos, filhos, etc.
Mas afinal que desvantagens são essas?!
Alguns autores acreditam que o uso inapropriado e excessivo dos jogos online pode abalar os limites estabelecidos entre a realidade e a ficção dos jogadores, alterando a sua visão objectiva do mundo real (Blanco, 2005). Os pais, aos posicionarem-se contra este passatempo, prejudicam a relação com os seus filhos em vez de a melhorarem. Uma forte oposição e a sua consequente proibição leva a que os jovens escondam as suas actividades aos adultos (Blanco, 2005).
Um estudo realizado por Griffiths e Hunts (1998) com 387 adolescentes americanos dos 12 aos 16 anos, indicou que 19,9% da amostra mostrava ser dependente do jogo (Suzuki, Matias, Silva, & Oliveira, 2009).
Ainda alguns outros estudos mostram-nos que algumas das desvantagens na utilização dos jogos online violentos são o aumento dos comportamentos, pensamentos e afectos violentos, o aumento da excitação fisiológica, diminuição de comportamentos pró-sociais (Suzuki et al., 2009), o facto de poder estimular o indivíduo a imaginar riscos e perigos em todo o sítio, diminuir a sua capacidade de julgamento e provocar ideias agressivas (Buchman & Funk, 1996, citado por Suzuki et al., 2009).

Sem comentários:

Enviar um comentário